domingo, 9 de março de 2008

Formação da identidade do professor na formação docente

Formação da identidade do professor na formação docente

• A identidade do professor, conforme Pimenta(1999, p.19), é construída a partir dos significados sociais da profissão, da reafirmação das práticas.
• Nas palavras da autora:
• “A identidade é construída a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas, também da reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovações porque prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas ``a luz das teorias existentes, da construção de novas teorias”(PIMENTA, 1999, p.19).
• Desta forma, podemos afirmar que a identidade profissional desenvolve-se e adapta-se ao contexto sócio-político-histórico em que está inserido o professor. Enquanto, o perfil profissional, muitas vezes confundido com identidade profissional, desenvolve-se durante a formação acadêmica, neste caso, formação docente. Está relacionado as competências e habilidades que o profissional apreende durante a formação. O perfil profissional não muda de acordo com o meio onde o profissional está inserido. Enquanto que a identidade profissional adapta-se ao contexto sócio-político-histórico.
• Segundo Pimenta (1999, p. 19-25), existem passos para a construção da identidade do professor:
• O primeiro, a significação social da profissão, a reafirmação da prática, a revisão das tradições.
• O segundo passo , o conhecimento:
• 1-informação;
• 2 análise, classificação e contextualização da informação;
• 3-inteligência, sabedoria e consciência.
• O terceiro passo, conhecer as realidades escolares, com um olhar de um futuro professor, não mais como aluno.
• De acordo com Nóvoa citado por Pimenta,
• A formação docente possibilita:
• a) o desenvolvimento pessoal significa produzir a vida do professor. O autor considera que a formação docente deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que viabilize a auto-formação participada e o pensamento autônomo do professor. A formação é considerada um investimento pessoal que visa construir uma identidade pessoal e profissional.
• b) o desenvolvimento profissional, siginificaproduzir a profissãop docente, estimulando o desenvolvim,ento autônomo e contextualizado pois, profissionais competentes tem capacidade de auto-desenvolvimento reflexivo. O que viabiliza a reconstrução constante e permanente da identidade do professor.
• c) o desenvolvimento organizacional, segundo o autor, refere-se a produção da escola de modo que a formação de professores conceba a escola comoo um ambiente educativo, associando o trabalho, propreimente dito, a formação do professor, simultaneamente, no cotidiano escolar. Entendendo que a formação é indissociável tanto dos projetos profissionais quanto dos organizacionais (NÓVOA, 1997, p.25-31).
• Para Nias citado por Nóvoa: “O professor é a pessoa. E uma parte importante da pessoa é o professor”
• Ressignificar a identidade significa entender que a identidade do professor é uma só, constituída pela identidade pessoal e pela identidade profissional.

Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes:
um encontro com nossa memória.
http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v7_n1/memoria%20de%20professores.pdf

A FORMAÇÃO DOCENTE E A IDENTIDADE DO PROFESSOR: ANÁLISE DA PRÁTICA DOS PROFESSORES

http://www.unipaciefom.com.br/anais/trabalhos/Leonardo_Nunes_de_Camargos.pdf



Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO de Tangará da Serra MT

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