domingo, 9 de março de 2008

FORMAÇÃO CONTINUADA

“Pólos semânticos, apresentados por Fabre (1995) retomando Pierre Goguelin (1987),
• que se aproximam e colaboram para a conceptualização da formação.
• 1. O pólo educar: provém do étimo latino educare (alimentar, criar...) e educere (fazer sair de...). Trata-se de um conceito abrangente que designa tanto o desenvolvimento intelectual ou moral como o
• físico;
• 2. o pólo ensinar: com origem no latim insignare (conferir marca,
• uma distinção) aproxima-se dos vocábulos aprender, explicar,
• demonstrar e confere um sentido predominantemente operatório
• ou metodológico e institucional. "O ensino é uma educação
• intencional que se exerce numa instituição cujos fins são explícitos,
• os métodos codificados, e está assegurada por profissionais" (
• Fabre 1995, p. 22);
• 3. o pólo instruir: do latim instruere (inserir, dispor...) apela aos conteúdos a transmitir, fornecendo ao espírito instrumentos intelectuais, informação esclarecedora;
• 4. o pólo formar: tem origem no latim formare (dar o ser e a forma,
• organizar, estabelecer). O vocábulo apela a uma acção profunda e
• global da pessoa: transformação de todo o ser configurando saberes, saber fazer e saber ser.” (Ana Maria Costa e Silva, Educação & Sociedade, ano XXI, no 72, Agosto/00)
• A formação dos profissionais da educação é entendida como um contínuo desenvolvimento. É da natureza dessa profissão formar-se. Isso tem exigido uma postura crítico-reflexivo e investigativa sobre as práticas e o desenvolvimento profissional, o que possibilita a construção progressiva da autonomia.
• Investir nos conhecimentos de que os profissionais já possuem e no seu processo de reelaboração permanente, garantindo a construção de uma ação escolar inovadora compromissada com um ensino de qualidade.
• A formação continuada deve significar o envolvimento dos professores em estudos contínuos e sistemáticos, seja através de programas especialmente organizados pelas universidades e/ou Secretarias de Educação, seja através de formas alternativas que possam ser pensadas e definidas no próprio contexto da unidade escolar.
• A formação dos profissionais, proposta pela SEDUC, deve então se constituir em um processo de estudos e reflexões contínuas, visando o fortalecimento da consciênciacoletiva dos profissionais, o fortalecimento da autonomia, da identidade profissional, bem como o desenvolvimento de conhecimentos e saberes essenciais ao exercício da prática.
• “a formação de professores é algo, como eu costumo dizer, que se estabelece num continuum. Que começa nas escolas de formação inicial, que continua nos primeiros anos de exercício profissional. Os primeiros anos do professor – que, a meu ver, são absolutamente decisivos para o futuro de cada um dos professores e para a sua integração harmoniosa na profissão – continuam ao longo de toda a vida profissional, através de práticas de formação continuada. Estas práticas de formação continuada devem ter como pólo de referência as escolas...”

http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm

Diferença formação inicial e formação continuada
• A formação dos professores dotados de formação inicial, visa o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Já a formação contínua visa o aperfeiçoamento dos saberes, das técnicas, das atitudes necessárias ao exercício da professão de professr. (Rodrigues e Esteves)

Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO de Tangará da Serra MT

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